Fest Vitoria 2025 traz diversidade audiovisual e homenagens a Ney Matogrosso e Verônica Gomes

Com programação de filmes, debates, formações e homenagens, o evento deve atrair público expressivo entre os dias 19 e 24 de julho

Fest Vitoria 2025 traz diversidade audiovisual e homenagens a Ney Matogrosso e Verônica Gomes
Crédito: Sérgio Cardoso

O 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV), considerado o principal evento audiovisual do Espírito Santo, será realizado de 19 a 24 de julho em vários espaços culturais de Vitória, como o Sesc Glória, Teatro Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Hub ES. + A programação gratuita contará com quase 100 filmes entre curtas e longas-metragens produzidos em 2024 e 2025, incluindo mais de 30 obras capixabas.

Nesta edição, o festival apresenta 11 mostras competitivas: entre elas, a 29ª Mostra Nacional de Curtas, a 15ª de Longas, a Mostra Corsária, Foco Capixaba, Mulheres no Cinema, Cinema e Negritude e outras, reunindo cerca de 85 curtas e 5 longas-metragens em disputa pelo Troféu Vitória, que será concedido por júri técnico e voto popular.

O FCV também se destaca no apoio à produção nacional. As inscrições para a seleção de 2025 ultrapassaram 1.350 obras, com destaque para a representatividade: 442 documentários, 626 filmes de ficção, além de centenas de animações, experimentais e videoclipes – muitos dirigidos por mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência ou estudantes.

Entre os homenageados, Ney Matogrosso receberá o Troféu Vitória Nacional, com sessão especial do filme “Luz nas Trevas”, no encerramento, e Verônica Gomes, figura emblemática da cultura capixaba, será homenageada na abertura do evento.

Ney Matogrosso e Veronica Gomes são homenageados do 32º FCV. Fotos: Landau e Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

Para Lucia Caus, diretora do 32º Festival de Cinema de Vitória, as obras selecionadas fomentam a grandiosidade da produção audiovisual brasileira. “Os filmes que compõem a edição deste ano do FCV, nos entregam olhares distintos da cultura brasileira.  Nossa curadoria escolheu uma seleção especial entre os milhares de incríveis filmes que recebemos na inscrição, o que mostra o potencial criativo dos realizadores brasileiros. O público vai poder assistir gratuitamente longas, curtas, videoclipes, com diferentes narrativas que prometem encantar pessoas de diversas idades”. 

Todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do evento. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas. As produções selecionadas para a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas também concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.

32º FCV

De 19 a 24 de julho, acontece a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), que apresentará a safra atual e inédita do audiovisual brasileiro. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com sessões especiais, debates e homenagens que transformarão a cidade de Vitória na capital do cinema. Toda programação é gratuita.

O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Canal Brasil. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.