Programa de educação ambiental em saneamento é lançado na Serra

O PEAS busca conscientizar a população sobre saúde, meio ambiente e qualidade de vida, beneficiando milhares de moradores com ações educativas e engajamento comunitário

Programa de educação ambiental em saneamento é lançado na Serra
Foto: Agência Pará

A Aegea Espírito Santo, por meio da Ambiental Serra, lançou o Programa de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS) na Serra, com o objetivo de promover conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida da população. O projeto beneficiará diretamente mais de 6 mil pessoas e impactará indiretamente mais de 30 mil moradores ao longo de 2025.

O programa reforça o compromisso da concessionária, que opera em parceria público-privada (PPP) com a Cesan, com a saúde, bem-estar e preservação ambiental das cidades em que atua. Para a diretora-presidente da Aegea ES, Lucilaine Medeiros, o PEAS representa um passo importante na construção de uma nova consciência da população. “O saneamento vai além de projetos de infraestrutura. Significa mais saúde, qualidade de vida e educação para todos. Esse projeto conecta a população da Serra a um olhar mais consciente sobre o meio ambiente, estimulando mudanças de comportamento que beneficiam toda a cidade”, destacou.

Ações de conscientização são realizadas por meio do programa. Foto: Divulgação

O PEAS contará com ações contínuas e segmentadas para diferentes públicos e comunidades, incluindo:

  • Circuitos do Conhecimento, com palestras e dinâmicas educativas;

  • Treinamentos e visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), pelo programa Portas Abertas;

  • Blitz comunitárias com caráter educativo e de conscientização;

  • Visitas de diagnóstico técnico em bares e restaurantes;

  • Treinamento de colaboradores do setor de alimentação;

  • Ações porta a porta, com orientação direta à população.

As atividades já estão programadas para os bairros Central Carapina, Jacaraípe, Planalto Serrano, Bairro das Laranjeiras, Novo Horizonte, Cidade Continental, Carapebus, José de Anchieta, Nova Carapina e Jardim Limoeiro.

Para o diretor-executivo da Aegea ES, Marcello Dall’Ovo, o PEAS reforça a missão da empresa de unir tecnologia, obras e engajamento social. “Investimos em infraestrutura, mas entendemos que o engajamento da comunidade é determinante para que os resultados sejam sustentáveis. O PEAS mostra como informação e participação ativa podem transformar realidades”, concluiu.