Gálatas Esporte Clube estreia na Série B do Capixabão, neste domingo (10)
Com sede em Barra de São Francisco e técnico experiente, clube reformulado aposta em elenco forte para conquistar vaga na elite do futebol capixaba já em 2026
O Gálatas Esporte Clube é o mais novo representante capixaba a disputar a Série B do Campeonato Capixaba 2025. Com sede em Barra de São Francisco, o clube chega com grandes expectativas e um projeto ambicioso para conquistar o acesso à elite já na próxima temporada. A estreia oficial acontece no dia 10 de agosto, às 15h, contra o Forte FC, no Estádio Emílio Nemer, em Castelo.
O time, que até maio deste ano se chamava Espírito Santo FC, passou a se chamar Gálatas Esporte Clube após uma negociação milionária. Segundo o presidente Wander Gadita, o clube foi totalmente reformulado para ter uma equipe competitiva, com uma mescla entre atletas experientes e jovens promessas.
Para liderar o projeto dentro de campo, o técnico escolhido é André Beijoca, nome conhecido no futebol capixaba, com passagens por clubes do interior e, mais recentemente, semifinalista do Capixabão 2024 pelo Pinheiros FC. “Beijoca é estudioso, experiente e tem o perfil ideal para comandar nosso projeto. Ele, junto ao nosso diretor de futebol Lucas, foi essencial na montagem do elenco. Acreditamos que temos condições reais de lutar pelo título da Série B e garantir o acesso à Série A já no primeiro ano”, destaca Gadita.
Presidente do Gálatas, Wander Gadita, e o técnico André Beijoca Foto: Brand Sport
O treinador, por sua vez, também demonstra otimismo e gratidão pela nova oportunidade. “Acredito muito no projeto do Gálatas. Chego com experiência recente no Pinheiros e com o objetivo de escrever uma nova história no futebol capixaba. Nosso grupo é qualificado e temos tudo para fazer uma campanha sólida”, afirma Beijoca.
Segundo ele, nomes como Pepe e Gabriel Índio, com quem já trabalhou anteriormente, estão entre os destaques do elenco. “Isso facilita o entrosamento e acelera a preparação. A meta é somar pontos logo nos primeiros jogos para ganhar confiança e ritmo, fundamentais na busca pelo acesso”, completa o treinador.
Sobre a Série B do Capixabão 2025
A edição de 2025 da Série B do Campeonato Capixaba contará com oito clubes: Gálatas EC (estreante), Estrela do Norte FC e Serra FC (rebaixados da Série A em 2024), além de GEL, Linhares FC, Pinheiros-ES, SC Brasil Capixaba e Forte FC.
Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único. Os quatro melhores avançam às semifinais, e os dois finalistas garantem o acesso à Série A em 2026. As semifinais e finais serão em formato de ida e volta, com possibilidade de final em jogo único, caso haja acordo entre os clubes.
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, afirma que o principal objetivo da competição é movimentar o futebol regional e abrir espaço para novos talentos. “Queremos manter os clubes em atividade do Norte ao Sul do Estado, gerar oportunidades para os atletas e fortalecer o caminho para o acesso à elite”, afirma.
Com estrutura, investimento e elenco competitivo, o Gálatas Esporte Clube surge como uma das promessas da competição — e já sonha alto logo em sua primeira temporada.
Ficha Técnica Gálatas EC
Goleiros: Guiga, Palma e Alan
Laterais: Gabriel, Pepê, Bruno e Estevão
Zagueiros: Wendel, Lucão, Pedro Henrique e Palácios
Volantes: Igor, Clemilson, Taua e Gabriel Mistura
Meias: Ryan, Gabriel, Lucas Rezende, Lulu e Gabriel índio
Atacantes: Vitor Hugo, João Lucas, Adinael, Toure e Alan
Técnico: André Beijoca
Confira os jogos da 1ª rodada do Capixabão Série B 2025:
1ª Rodada
8 de agosto (sexta-feira)
19h: Pinheiros FC x GEL (Estádio João Soares de Moura Filho/Pinheiros-ES)
20h: Serra FC x SC Brasil Capixaba (Estádio Robertão/Serra-ES)
10 de agosto (domingo)
15h: Forte FC x Gálatas EC (Estádio Emílio Nemer/Castelo-ES)
11 de agosto (segunda-feira)
19h30: Estrela do Norte FC x Linhares FC (Estádio Sumaré/Cachoeiro de Itapemirim-ES)

