Pesquisa confirma Flamengo na liderança das torcidas
Levantamento da Ipsos-Ipec avalia não só o número de torcedores, mas também o grau de fanatismo, o engajamento com os clubes e a relação com a seleção brasileira
O Flamengo segue consolidado como o clube com a maior torcida do Brasil. É o que mostra o início da maior pesquisa já realizada no país sobre o comportamento dos torcedores, divulgada, nesta segunda-feira (28), pelo jornal O Globo. O levantamento, encomendado aos institutos Ipsos-Ipec, revela que Corinthians e São Paulo perderam percentual de torcedores além da margem de erro, enquanto o clube carioca ampliou sua vantagem na liderança.
Diferente das pesquisas tradicionais, o estudo vai além da simples contagem de torcedores. A sondagem analisa aspectos mais profundos do vínculo do brasileiro com o futebol, como o grau de fanatismo, o nível de engajamento com o time do coração, a relação com a seleção brasileira e até mesmo a simpatia por clubes estrangeiros.
A pesquisa faz parte de uma série de reportagens que irá detalhar o comportamento do torcedor brasileiro, buscando entender as nuances da paixão nacional pelo futebol sob múltiplas perspectivas e não apenas pela quantidade de adeptos..
A pesquisa
Realizada de forma presencial, a pesquisa ouviu mais de 2mil brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios distribuídos por todas as regiões do país. Os entrevistados puderam citar até dois times como seus preferidos. Em caso de torcida dividida, ambos foram contabilizados. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A sondagem vai além do número bruto de torcedores. O estudo analisa também o nível de engajamento com os clubes, o relacionamento com a seleção brasileira e até a simpatia por times estrangeiros, oferecendo um retrato mais profundo da relação do brasileiro com o futebol.
Na comparação com os dados de 2022, clubes como Flamengo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Santos, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Ceará apresentaram oscilações negativas dentro da margem de erro. Já Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Seleção Brasileira, Vitória e Remo cresceram ligeiramente. Santa Cruz e Athletico permaneceram estáveis.
A pesquisa integra uma série de reportagens que busca entender o perfil do torcedor brasileiro em diferentes dimensões, revelando como o amor pelo futebol se expressa de forma diversa e regionalizada em todo o país.
Qual time brasileiro tem a maior torcida?
- Flamengo, com 21,2%
- Corinthians, com 11,9%
- Palmeiras, com 6,5%
- São Paulo, com 6,4%
- Vasco, com 3,4%
- Grêmio, com 3%
- Cruzeiro, com 2,3%
- Atlético-MG, com 2,3%
- Bahia, com 2,2%
- Santos, com 2%
- Internacional, com 1,7%
- Botafogo, com 1,5%
- Sport, com 1,3%
- Fluminense, com 0,9%
- Seleção brasileira, com 0,9%
- Vitória, com 0,8%
- Fortaleza, com 0,7%
- Ceará, com 0,7%
- Santa Cruz, com 0,6%
- Athletico, com 0,5%
- Remo, com 0,5%
*Com informações do O Globo

