Seleção internacional do 7º FestCine Pedra Azul reúne 35 produções cinematográficas de quatro continentes
Após receber inscrições de 98 países, festival selecionou produções de países como Letônia, Turquia, Reino Unido, Índia e Canadá, nas categorias documentário, animações, curtas e longas-metragens. Eles vão concorrer ao Troféu Rota do Lagarto e a premiação acontece no dia 27 de setembro, no Aroso Paço Hotel
De histórias intimistas a reflexões sobre questões globais, o cinema internacional também terá vez no 7º FestCine Pedra Azul, que acontece de 24 a 27 de setembro, na região serrana do Espírito Santo. Embora não estejam na grade de exibições durante a programação, os 35 filmes estrangeiros selecionados – de quatro continentes diferentes - concorrem ao Troféu Rota do Lagarto, uma das premiações mais esperadas do festival. A cerimônia de entrega acontece no dia 27 de setembro, às 20h, no Salão Nobre do Aroso Paço Hotel, com apresentação dos atores Priscilla Reis e Enzo Ciolini.
Este ano, o festival recebeu 1.552 inscrições, de 98 países, consolidando-se como um ponto de encontro entre o cinema mundial e a natureza exuberante de Pedra Azul. Entre as inscrições, 45 produções nacionais foram escolhidas para exibição gratuita no Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul, durante os quatro dias de programação.
Interview with an Android – Dir. Jack Davies (Reino Unido) -Foto: Dibulgação
A diversidade da seleção internacional
Na categoria Documentário, a força narrativa vem de diferentes realidades: do olhar britânico em The Streets Know My Name, passando pelo registro indiano In Their Own Time, até a coprodução HAWALA, que une Argélia e Itália. Espanha e França também marcam presença com títulos como North, South, East, West (Episode 06), Signs Before Dying e Our Horizons.
As Animações trazem experimentações visuais e estéticas: a italiana Tinnitus#3 e a norte-americana Sunrise Falling exploram linguagens contemporâneas, enquanto A Cloud Holding a Knife (Canadá) e Ghosts of Humanity (Letônia) mergulham em metáforas poéticas. A Índia participa com duas produções, Raakshas (The Demon) e Jungle Jamboree, e o Reino Unido apresenta Memories of the Future, com olhar futurista e crítico.
Os Curtas-metragens trazem forte presença europeia e latino-americana. Jay's Grave (Reino Unido) e À Poings Fermés (França) discutem dramas pessoais, enquanto Sami's Shadow (Turquia) apresenta nuances culturais. New World (Itália), The Blinding Mirror (Argentina) e So Beautiful Outside (Alemanha) revelam a diversidade de linguagens e estéticas contemporâneas.
Curta-metragem_So Beautiful Outside - Dir. Tanja Ackemann (Alemanha) Foto: Divulgação
Já nos Longas-metragens, destacam-se as produções francesas Deconstructing Beijing e Under My Skin, ao lado da ousadia experimental de PinkCity: A Psychedelic Meditation, uma coprodução entre Índia, Eslovênia e Estados Unidos. O Reino Unido completa a lista com Interview with an Android, que reflete sobre tecnologia e humanidade.
Confira a seleção completa de filmes estrangeiros!
Documentários
- The Streets Know My Name: Dir. Eghoghon Sarah Ifidon (Reino Unido)
- In Their Own Time: Dir. Sourya Dipta (Índia)
- HAWALA: Dirs. Enis Mulè, Sabah Benziadi (Argélia, Itália)
- North, South, East, West (Episode 06): Dir. Adrián León Arocha (Espanha)
- Signs Before Dying: Dir. Daniel Ortiz Diaz (Espanha)
- Our Horizons: Dir. Charlotte Cayeux (França)
Animações
- Tinnitus#3: Dir. Michele Bernardi (Itália)
- Sunrise Falling: Dir. Alexander M Salomon (Estados Unidos)
- A Cloud Holding a Knife: Dir. Julian Iliev (Canadá)
- Ghosts of Humanity: Dir. Sergios DeLaurentis (Letônia)
- Raakshas (The Demon): Dir. Tansheet Jatin Bhatt (Índia)
- Memories of the Future: Dir. Irina Petrova Adamatzky (Reino Unido)
- Jungle Jamboree: Dir. Tansheet Bhatt (Índia)
Curtas-metragens
- Jay's Grave: Dir. Justin Carter (Reino Unido)
- À Poings Fermés: Dirs. Talia Gryson, Cloé Mekdjian (França)
- Sami's Shadow: Dir. Emre Ertürk (Turquia)
- New World: Dir. Matteo De Rosa (Itália)
- The Blinding Mirror: Dir. Iara Bennett (Argentina)
- So Beautiful Outside: Dir. Tanja Ackemann (Alemanha)
Longas-metragens
- Deconstructing Beijing: Dir. Pablo Tréhin-Marçot (França)
- Under My Skin: Dir. Pascal Tessaud (França)
- PinkCity: A Psychedelic Meditation: Dir. Nick Gaglia (Índia, Eslovênia, Estados Unidos)
- Interview with an Android – Dir. Jack Davies (Reino Unido)
O FestCine Pedra Azul
Idealizado e produzido pela Tower Filmes, comandada pelo ator e produtor Alex Reis em conjunto com o produtor e diretor cinematográfico Marcoz Gomez, e em sociedade com a artista plástica Patricia Secco, o FestCine Pedra Azul é um festival anual que celebra a diversidade do cinema, desde obras-primas aclamadas até filmes independentes e inspiradores. Com uma seleção criteriosa de diversos gêneros e origens, o festival entra em sua 7ª edição no ano de 2025, proporcionando uma experiência cinematográfica enriquecedora e transformadora para cinéfilos de todas as idades e origens.
Realizado em meio à beleza natural única de Pedra Azul, ele é uma celebração da arte, cultura e criatividade, envolvendo não apenas a exibição de filmes, mas também painéis de discussão, workshops interativos e oportunidades de networking para profissionais da indústria e entusiastas do cinema. Além disso, o FestCine Pedra Azul se orgulha por também assumir – e honrar – o compromisso com a comunidade local, oferecendo programas educacionais e iniciativas que promovem o acesso ao cinema estimulando o talento emergente na região.
A 7ª edição do FestCine Pedra Azul conta com patrocínio do Sicoob ES, Aroso Paço Hotel e Vista Azul Hotel, e apoio de Marlim Azul Turismo, Selah Chocolate, Ronchi Beer, Cachaçaria Modolo, DCN Solar, Brutal Precision, Catrinque Marcenaria, Villaggio Ronchi, Fornada da Casa, Cordillera Mar e Fuego, Estância do Lagarto, Cyklen, Fazenda Carnielli, Ivana Izoton Joias, Socol Lorenção, Passos Restaurante, Casa do Tomate Seco, Voe Pedra Azul, Solangela Souza Boutique, Morangos Pai & Filho, Eu Amo Valentim, D'Bem com a natureza, Biscoitos Kebis e Prefeitura de Domingos Martins.
7º FESTCINE PEDRA AZUL
Quando: de 24 a 27 de setembro
Local: Pedra Azul, com programação no Hotel Vista Azul e Aroso Paço Hotel
Instagram: @festcinepedraazul
Site: www.festcinepedraazul.com.b

