Chat GPT: a ferramenta do momento e os seus impactos

Muito se tem falado sobre o Chat GPT, à medida que conquista destaque e notoriedade, ele também proporciona debates sobre inovação e divide opiniões da sociedade

Chat GPT: a ferramenta do momento e os seus impactos

 O rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) criou uma revolução em diversos campos, trazendo utilidade e novidades ao mercado. Com todos esses avanços, os serviços começam a ser moldados para trabalhar com IA. O Chat GPT é uma dessas tecnologias inteligentes que impactaram o mundo nos últimos meses. Mas quais são os impactos dessa ferramenta? Quais são os limites da Inteligência Artificial?

Afinal, o que é o Chat GPT?

A ferramenta é um algoritmo baseado em Inteligência Artificial. Foi criado por um laboratório americano de pesquisa em inteligência artificial em San Francisco chamado OpenAI. O nome Chat GPT é um acrônimo para “Generative Pre-Trained Transformer” – que ao traduzir, pode ser definido “transformador pré-treinado generativo”.

O algoritmo Chat GPT é desenvolvido com base em redes neurais e aprendizado de máquina, com foco em conversas virtuais. A ideia é que ele possa aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistant. O sucesso da ferramenta está em oferecer aos usuários uma maneira fácil de conversar e obter respostas.

A arquitetura do Chat GPT é baseada em uma rede neural chamada Transformer, projetada especificamente para processar texto. O modelo de inteligência artificial possui várias camadas, permitindo que a plataforma foque em palavras-chave, contexto e os diferentes significados que uma palavra pode ter. É um modelo de geração de texto extremamente avançado.

Essa ferramenta tem chamado a atenção de muitas pessoas.

Como funciona?
A ferramenta funciona com base em informações coletadas de toda a internet, ou seja, tudo o que está disponível na internet é o banco de dados do Chat GPT. Diante disso, a ferramenta vasculha a web em busca de informações consistentes com a pergunta e cruza os dados para fornecer uma resposta ampla e completa. A grande vantagem dessa plataforma é que ela responde de forma muito parecida com a que os humanos responderiam, usando o tom e conectores, tornando o texto mais natural. Além disso, gera respostas criativas.

Usando o Chat GPT, você também pode gerar outros resultados e criações como: contos, poemas, códigos de programação, receitas, textos completos e muito mais.

Quais são os impactos da ferramenta?

O Chat GPT tem causado preocupação em muitos estudiosos, ao refletirem sobre os impactos que o uso dessa ferramenta pode causar no futuro. É importante refletir que há pontos positivos, como também pontos negativos, dependendo de como a ferramenta é utilizada.

No mercado de trabalho, por exemplo, ele pode ser usado para complementar o trabalho, tornar o dia a dia mais tranquilo e ajudar em tarefas que podem levar mais tempo. No entanto, pode ser usado para gerar textos engessados, sem personalidade, que podem ser usados por vários sites, saturando a rede e até mesmo gerando conteúdo inautêntico, pois é uma ferramenta em constante evolução.

Outro ponto que merece destaque é a questão de que com o mercado em constante evolução, as pessoas estão em busca de empresas que tenham a “sua cara”, ou seja, que seja de acordo com seu gosto, sua personalidade e assim, haja uma relação de identificação.

Apesar do Chat GPT ser uma ferramenta inovadora e apresentar grandes avanços, no Brasil ainda está em fase de desenvolvimento, e com isso, alguns erros são comumente reconhecidos pelos usuários. Além disso, na plataforma há uma grande chance de ocorrer plágio, já que o bot faz uso de outras fontes para produzir seu conteúdo. Assim, é importante não copiar na íntegra tudo que é oferecido pela ferramenta, pois há sérios riscos de desrespeitar as leis de direitos autorais brasileira.

Sendo assim, é importante ter em mente que o Chat GPT pode ser um aliado, como também pode trazer prejuízos. Portanto, o ideal é buscar o equilíbrio, isso é, fazer o uso da ferramenta, mas revisar, conferir a fonte e as informações, adaptar o texto de acordo com sua realidade, para que assim se tenha uma informação valiosa, confiável e atraente.