Festa da Penha 2026 terá como tema a paz, inspirando devotos a construírem um mundo melhor

Entre 5 e 13 de abril, romeiros e fiéis se reunirão no Santuário da Prainha, em Vila Velha, com celebrações religiosas, culturais e momentos de oração, reforçando mensagens de paz e esperança

Festa da Penha 2026 terá como tema a paz, inspirando devotos a construírem um mundo melhor
Foto: Danilo Martins

Os devotos de Nossa Senhora da Penha já se preparam para uma nova missão em 2026. Com o tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, a Festa da Penha, terceira maior festa mariana do Brasil, acontecerá entre os dias 5 e 13 de abril, coincidindo com os 800 anos da morte de São Francisco de Assis.

A escolha do tema foi anunciada nesta sexta-feira (15), no auditório da Fecomércio, em Vitória, e reforça a tradição do Santuário da Prainha, em Vila Velha, onde a Virgem Maria é venerada como “Mãe da Paz”. O episódio histórico conhecido como “milagre da visão dos holandeses”, em 1640, simboliza essa associação, transformando o Convento em um verdadeiro “Castelo da Paz” simbólico, construído pela fé e pela devoção popular.

A Festa da Penha de 2026 também dialoga com o contexto atual e com o pontificado do Papa Leão XIV, que, ao assumir, saudou a multidão na Sacada do Vaticano com a frase: “A paz esteja com todos vocês!”. Para o Guardião e Reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, reforçar a paz na festa é fazer eco a essa saudação pascal e ao legado de São Francisco de Assis.

“Em um mundo marcado por conflitos, guerras e violência, propomos que a Festa da Penha de 2026 tenha como eixo central o apelo à paz. Este tema convida os fiéis a colaborarem pessoalmente na construção da paz, promovendo reconciliação, diálogo e esperança em nossa sociedade”, destacou Frei Gabriel.

A festa religiosa movimenta o turismo e conta com o apoio da Fecomércio-ES. Foto: Danilo Martins

Dom Andherson Franklin Lustoza, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória, complementa: “Inspirados pelo exemplo de Francisco e guiados pelo olhar materno da Virgem da Penha, cada fiel é convidado a transformar oração em compromisso concreto, irradiando a paz em lares, comunidades e cidades, fortalecendo o Espírito Santo, o Brasil e o mundo”.

A programação da festa incluirá missas, romarias, shows, momentos de oração e manifestações culturais, reunindo milhares de fiéis durante os nove dias de celebração. Em 2025, 2,7 milhões de pessoas participaram dos festejos.

O lançamento do tema também teve impacto no turismo religioso. Autoridades, players do setor e a imprensa acompanharam o anúncio, reforçando a expectativa de atrair visitantes para abril de 2026. Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES (Sesc e Senac), afirmou que apoiar a Festa da Penha fortalece a cultura local, posiciona o Espírito Santo no cenário nacional do turismo religioso e gera desenvolvimento econômico para o Estado.