Receita libera 3º lote de restituição do IR 2025 para mais de 7,2 milhões de contribuintes
Pagamento de R$ 10 bilhões será feito nesta quinta (31); maioria dos beneficiados usou declaração pré-preenchida e Pix, que passaram a ter prioridade no reembolso
A Receita Federal libera nesta quinta-feira (31) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Com 7.219.048 contribuintes contemplados, este é o maior lote da história em número de beneficiários e o segundo maior em valor, totalizando R$ 10 bilhões. A rodada também inclui restituições residuais de anos anteriores.
A maior parte dos valores será destinada a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou técnica. Entre os contemplados, estão:
-
6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix (com prioridade no reembolso);
-
755.978 contribuintes sem prioridade legal;
-
83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
-
35.315 professores (cuja maior fonte de renda é o magistério);
-
15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
-
11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave.
Neste ano, a Receita estabeleceu prioridade também para quem utilizou a declaração pré-preenchida combinada com o recebimento por Pix (chave CPF), mesmo sem estar no grupo de prioridades legais.
A consulta ao lote, liberada no último dia 24, pode ser feita pelo site da Receita Federal, na área Meu Imposto de Renda, clicando na opção Consultar a Restituição. A verificação também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Os valores serão depositados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), conferir o extrato da declaração e, em caso de pendências, enviar uma declaração retificadora para ser incluído nos próximos lotes.
Contas inativas
Se, por qualquer motivo, a restituição do Imposto de Renda não for depositada na conta bancária informada na declaração, como em casos de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nessa situação, o contribuinte poderá agendar o crédito para qualquer conta bancária de sua titularidade, acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro desse período de um ano, será necessário fazer uma solicitação por meio do Portal e-CAC. Para isso, o contribuinte deve acessar a área de Declarações e Demonstrativos, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária".

