Homenagem a Ney Matogrosso e premiação dos vencedores: veja como vai ser o último dia do 32º Festival de Cinema de Vitória

Maior evento de audiovisual do Espírito Santo homenageia o artista com o Troféu Vitória e premiará os vencedores, a partir das 19h, no Teatro Glória

Homenagem a Ney Matogrosso e premiação dos vencedores: veja como vai ser o último dia do 32º Festival de Cinema de Vitória
Foto: Lucas Landau/ Acervo Galpao_IBCA

O maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo termina nessa quinta-feira (24), homenageando um dos maiores artistas do Brasil: Ney Matogrosso. O homenageado nacional do 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV) vai receber o Troféu Vitória, símbolo máximo do FCV na cerimônia de encerramento, às 19 horas, no Teatro Glória. Os ingressos estão esgotados.

Ney Matogrosso tem uma carreira singular na música e uma participação ativa no audiovisual com um currículo de quase vinte filmes, entre curtas e longas-metragens, em que se destacam trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, como Sonho de Valsa (1987), da diretora Ana Carolina; e Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla. Em coletiva com a imprensa credenciada, Ney Matogrosso também vai receber o Caderno do Homenageado, publicação inédita e biográfica, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que celebra a trajetória profissional desse multiartista.

Como parte da homenagem ao artista Ney Matogrosso, a Sessão Especial de Encerramento vai exibir o longa-metragem Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez e Ícaro C. Martins e a sessão terá a presença da diretora Helena Ignez.

Também na cerimônia de encerramento, a premiação dos vencedores do 32º Festival de Cinema de Vitória em 33 categorias das 11 Mostras Competitivas. A escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, formado pelo público, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas, votando no seu filme preferido ao final de cada sessão.

O 32º Festival de Cinema de Vitória transformou Vitória na capital do cinema nacional e exibiu gratuitamente ao longo de seis dias 106 produções entre mostras especiais e mostras competitivas, fazendo um importante recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos 2024 e 2025. 

Ainda no último dia de FCV, à tarde, tem Sessão Especial Longas Capixabas exibindo Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin e  a 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, ambos no Sesc Glória.

O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA.

Programação:

 10h – Debate com os realizadores da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi

 14h  Sessão Especial Longas Capixabas + Bate-papo com Direção e Equipe do Filme - Sala Cariê Lindenberg - 2º andar (Sesc Glória)

  • Meu Pai e Eu (Thiago Moulin, DOC, ES, 70’)

 
14h - 9ª Mostra Nacional de Videoclipes - Programa 2 - Sala Marien Calixte - 3º andar (Sesc Glória)

·         D’Áfrika, de Chico Rasta e Preto Tipuá. Artista: Preto Tipuá. 4’12” - [PI]

·         Sobre Dinheiro e Alma, de Luca Okido. Artista: Cassol. 4’22”- [PR] 

·         Balanço do Mar, de André Leão. Artista: Gabriela CravíCanela. 4’18”- [AL] 

·         Foi Embora, de Zeca Vieira. Artista: César Soares. 3’11”- [RJ]

·         Tempo, de Vanessa Yee. Artista: Victor Ramos. 3’17”- [ES] 

·          Água pra beber, de Lucía Santalices. Artista: Paulo Maciel ft Lucía Santalices. 3’22” - [RJ]

·         Ventos de Oyá, de Natália Vitral. Artista: Pôli Môräes. 5’11” -  [GO]

·         Me Enganar, de GOMES. Artista: GOMES. 3’35” -  [PE] 

·         humanurbano - Nóis é eternidade, de Fredone Fone. Artista: MC Fredone. 2’50” - [ES]

·         Santo Orixá Guerreiro, de Camila Calmon, Sabrina Repollez e Jeffão. Artista: Monique Rocha. 6’13” - [ES]

·         Gaveta, de Allef Velasco e Glenda Szlezinger. Artista: Flavie. 4’24” - [RJ]

·         Insustentável, de Pedro Baapz. Artista: Grisa. 3’59” - [MG] 

·         Menina Cacheada, de Lucas Almeida. Artista: Alldeia. 3’33” - [ES] 

·         Highway 262, de Klaus'Berg. Artista: Gustavo Macacko. 5’42” - [ES] 

 

14h - Coletiva de Imprensa do Homenageado Ney Matogrosso com Lançamento do Caderno de Homenagem - Hotel Senac Ilha do Boi

 19h - Sessão Especial de Encerramento - Teatro Glória (Sesc Glória)

  • Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (Helena Ignez e Ícaro C. Martins, FIC, SP, 83’)

- Homenagem a Ney Matogrosso 

– Premiação e Encerramento do 32º Festival de Cinema de Vitória