Espírito Santo sedia a 1ª Feira Internacional do Café Conilon, em Jaguaré
Evento gratuito reunirá produtores, exportadores, especialistas e cooperativas para destacar o protagonismo capixaba na produção do grão que move a economia
O café conilon, que garante o tradicional cafezinho presente no dia a dia dos brasileiros, terá sua primeira feira internacional realizada no Espírito Santo, maior produtor do grão no Brasil. De 27 a 29 de novembro, o município de Jaguaré, no Noroeste do Estado, receberá a 1ª Feira Internacional do Café Conilon (FICC), no Parque de Exposições Alfeu Sossai.
A escolha do local não poderia ser mais simbólica: o Espírito Santo responde por 70% da produção nacional de café conilon, segundo o Incaper, sendo a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais das regiões mais quentes do estado. São cerca de 300 mil hectares plantados, distribuídos em 40 mil propriedades rurais de 63 municípios, que geram aproximadamente 250 mil empregos diretos.
A FICC será um espaço estratégico para evidenciar a força do setor e aproximar todos os elos da cadeia produtiva, do campo à xícara. O evento, com entrada gratuita, reunirá agricultores, cooperativas, exportadores, federações, autoridades e instituições ligadas ao café. O público terá acesso a palestras, painéis técnicos e debates sobre produção, mercado e sustentabilidade, além de informações sobre financiamento rural e iniciativas para impulsionar o turismo ligado ao café.
A feira também contará com uma exposição de agronegócios, reunindo novidades em tecnologia, equipamentos e soluções para o setor. Grandes players já confirmaram presença, como o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Sindicato da Indústria do Café do Estado do Espírito Santo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABCIS), além de entidades como Sistema OCB/ES, Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, Senac e Fecomércio.
Representantes das entidades envolvidas no evento. Foto: Divulgação
Segundo o coordenador da FICC, Marcus Magalhães, que atua há mais de 30 anos no agronegócio como consultor, palestrante e corretor, a feira nasce em um momento histórico para o Espírito Santo. “Em 2025, o Estado atinge uma safra recorde, com mais de 13 milhões de sacas, consolidando-se como maior produtor brasileiro de conilon. A FICC reunirá protagonistas da cadeia para discutir caminhos de agregação de valor, internacionalização do produto e fortalecimento do turismo rural e gastronômico”, destacou.
Realizada pela Prefeitura de Jaguaré, a feira é organizada em parceria com a,Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas (Adetur), além de entidades nacionais como o Cecafé, o Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV), o Sindicato do Comércio e dos Corretores de Café e o Conselho Nacional do Café (CNC).
Com essa iniciativa, o Espírito Santo reforça sua posição de referência mundial em tecnologia, qualidade e sustentabilidade na produção do café conilon, colocando Jaguaré no mapa internacional do agronegócio e da inovação.

