TRE-ES inicia o cadastramento biométrico de eleitores de 15 municípios do Estado

Em parceria com a Sesp, a ação tem como objetivo modernizar o sistema e garantir mais praticidade e segurança ao eleitorado capixaba

TRE-ES inicia o cadastramento biométrico de eleitores de 15 municípios do Estado
Foto: TRE-AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deu início a uma nova etapa de modernização do sistema eleitoral com a convocação para o cadastramento biométrico em 15 municípios do interior do Estado. A medida tem como objetivo reforçar a segurança, facilitar o acesso e aprimorar a identificação dos eleitores, tornando o processo eleitoral cada vez mais transparente e confiável.

As cidades selecionadas para esta fase são Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiro, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

Para ampliar o alcance da ação e garantir que todos os cidadãos sejam informados, o TRE-ES organizou uma ampla campanha de comunicação nos municípios. Carros de som percorrem as ruas, enquanto cartazes e cards digitais circulam em grupos de WhatsApp e redes sociais, alertando os eleitores que ainda não coletaram a digital a comparecerem ao cartório eleitoral mais próximo.

Com foco na praticidade, o Tribunal desenvolveu o portal https://biometria.tre-es.jus.br, onde é possível consultar a situação cadastral e agendar o atendimento, evitando filas e deslocamentos desnecessários. A medida busca tornar o processo mais ágil e acessível, garantindo que cada eleitor possa regularizar sua situação com conforto e segurança.

Segundo o TRE-ES, o cadastramento biométrico é uma etapa fundamental para fortalecer a integridade das eleições e reduzir o risco de fraudes. O sistema utiliza impressões digitais para confirmar a identidade do eleitor, impedindo que uma mesma pessoa vote mais de uma vez.

Além do cadastramento nos 15 municípios, o Tribunal e a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) definiram os últimos detalhes para o envio de 500 mil cadastros biométricos e biográficos do banco da Identificação Civil Nacional (ICN) para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo de integração dos dados começa em novembro, e a expectativa é que até março de 2026 todo o banco de informações esteja completamente sincronizado.

Com essa integração, o Espírito Santo dará um importante passo rumo à digitalização completa do processo de identificação eleitoral. A partir da conclusão da transferência de dados, cada novo registro biométrico será enviado em tempo real ao TSE, fortalecendo a base nacional e tornando o processo ainda mais seguro.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a inovação, a transparência e a eficiência, garantindo que cada voto seja registrado com autenticidade e confiança.