Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante
Formulário está disponível até 24 de novembro e é requisito para acesso ao local de prova. Inep também abriu prazo para escolha de área de avaliação e solicitações de atendimento especializado
Os estudantes que estão concluindo cursos superiores em 2025 e foram inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já podem preencher o questionário do estudante, etapa obrigatória para quem deseja colar grau. O formulário está disponível no Sistema Enade, e o acesso deve ser feito com login no portal Gov.br. O prazo para envio termina no dia 24 de novembro.
O questionário reúne informações sobre o perfil socioeconômico dos estudantes, além de perguntas sobre a qualidade percebida do curso e da instituição de ensino. Somente após o preenchimento do formulário é que o aluno terá acesso ao cartão de confirmação da inscrição, com os dados sobre o local da prova do Enade 2025.
Estudantes matriculados em mais de um curso de graduação — como bacharelado e tecnológico — e que estejam aptos a realizar o exame devem indicar, até sexta-feira (25), a área de avaliação na qual desejam fazer a prova. Na mesma data se encerra o prazo para solicitação de atendimento especializado e para o uso do nome social por pessoas trans, também pelo Sistema Enade.
Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Enade é um dos principais instrumentos de avaliação da educação superior no país. O exame mede o desempenho dos estudantes em relação às competências, habilidades e conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Em 2025, serão avaliados os seguintes cursos, de acordo com o ciclo definido pelo MEC:
-
Bacharelado: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, e relações internacionais;
-
Tecnologia: design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais;
-
Licenciatura: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, geografia, história, letras (inglês, português e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.
A prova é composta por questões de formação geral e por um bloco específico conforme a área de formação do estudante. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que monitora a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Enade
O Enade é aplicado anualmente pelo governo brasileiro para avaliar a qualidade dos cursos de graduação e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridos ao longo da formação de nível superior. O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o órgão responsável pelo exame.
A participação no exame nacional é obrigatória para os alunos concluintes dos cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, conforme o ciclo vigente naquele ano.
De acordo com o edital, em 2025, na categoria bacharelado, serão avaliados, os cursos de: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, e relações internacionais.
Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
As licenciaturas avaliadas são nas seguintes áreas relativas à formação de professor: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, geografia, história, letras – inglês, português e espanhol, matemática, música, pedagogia e química.
Embora todos os alunos respondam questões de formação geral (comum a todos os cursos), a maior parte da prova é composta por questões específicas do curso.
O Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do MEC, conjunto de instrumentos que monitora a qualidade dos cursos, instituições e o desempenho dos estudantes do ensino superior brasileiro.
*Com informações da Agência Brasil

