Setembro Verde: missa de ação de graças pelas famílias dos doadores acontece no Convento da Penha

O santuário celebra a causa com missa de agradecimento às famílias que, com coragem, possibilitaram doações de órgãos e salvaram vidas no Espírito Santo

Setembro Verde: missa de ação de graças pelas famílias dos doadores acontece no Convento da Penha
Foto: Sesa

No mês de conscientização da importância da doação de órgãos, o “Setembro Verde”, o Convento da Penha celebra missa de ação de graças pelas famílias de doadores de órgãos, nesta quarta-feira (24), às 15 horas, no campinho, em Vila Velha.

O evento é aberto a todos que desejarem participar. O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, e a equipe da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), da Secretaria da Saúde (Sesa), vão estar presentes nesse ato de agradecimento àquelas pessoas que entenderam o valor da vida e autorizaram, em meio a dor da perda dos entes falecidos, a doação de órgãos para pacientes que precisavam de transplantes.

 “Essas famílias são exemplos e salvaram muitas vidas. É uma decisão de muita coragem. Por isso, é muito importante que as pessoas pensem a respeito e conversem, em vida, com os seus familiares sobre o seu desejo em relação à doação de órgãos”, afirmou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado.

 Essa escolha é muito importante para reduzir a fila de pacientes que aguardam transplantes. Atualmente, há 2.709 pessoas aguardando um transplante de órgão ou córnea no Estado, sendo 1.553 para córnea; 1.103 para rim; 42 para fígado e 11 para coração. No Brasil, são 80.439 pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

 Em 2025, foram realizados 431 transplantes no Espírito Santo, entre órgãos sólidos e tecidos, até agosto. Em 2024, neste mesmo período, foram 330 transplantes. No ano passado, foram realizados 510 transplantes, no total.

 No Brasil, para ser um doador, é importante conversar com a família sobre o desejo. A família desempenha um papel de extrema importância nesse contexto, uma vez que a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. Por isso, a importância dessa homenagem.