Supermercados do ES voltarão a fechar aos domingos a partir de 2026; veja o que muda
A nova regra faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho e altera o funcionamento de supermercados e outros setores do comércio capixaba
A rotina de compras do capixaba vai mudar em 2026. Um novo acordo firmado entre representantes dos trabalhadores e do comércio definiu que os supermercados deixarão de abrir aos domingos durante boa parte do ano, impactando também outros segmentos do varejo no Estado.
A partir de 1º de março de 2026, os supermercados do Espírito Santo terão as portas fechadas aos domingos. A determinação ficará vigente até 31 de outubro de 2026, período em que a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários voltarão à mesa de negociação para reavaliar pontos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O acordo foi concluído nesta quinta-feira (13) e estabelece que, no verão 2025/2026, os supermercados ainda funcionarão normalmente aos domingos, devido à alta demanda da estação. Já os shoppings permanecem fora dessa restrição e seguirão com operação regular aos domingos e feriados em todo o Estado.
Além dos supermercados, também serão obrigados a fechar aos domingos:
-
hortifrutigranjeiros
-
mercearias
-
atacadistas de gêneros alimentícios
-
autosserviços (inclusive os localizados em shoppings)
-
lojas de material de construção
Embora a CCT tenha validade até 2027, alguns pontos podem ser reavaliados antes disso, como o trabalho dominical no comércio, que será novamente discutido ao final do período estabelecido.
Outro item definido no acordo foi a criação de um auxílio-alimentação mensal de R$ 150 para trabalhadores do comércio. A categoria também recebeu 7% de reajuste salarial, e o novo piso passou a ser de R$ 1.650.

