Morango do amor vira risco para os dentes: especialistas alertam sobre perigos
Popular nas redes sociais, o doce pode causar fraturas dentárias, danificar próteses e aparelhos. Dentistas orientam sobre cuidados para consumir a sobremesa com segurança
Ele é bonito, saboroso e virou febre nas redes sociais. O "morango do amor", bombom de morango envolvido em uma camada dura de caramelo, tem conquistado espaço nas receitas de influenciadores e celebridades, mas também gerado preocupações entre os profissionais de saúde bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta na última semana sobre os riscos que o doce pode representar à integridade dos dentes, próteses e aparelhos ortodônticos.
“Junto aos vídeos ensinando o preparo e mostrando pessoas saboreando o doce, também viralizaram registros de acidentes bucais, como dentes quebrados, lentes de contato danificadas, e até contenções ortodônticas que se soltaram após ficarem presas ao caramelo”, destacou o CFO em nota oficial.
Dente quebrado por causa do morango do amor. Foto: Divulgação / CFO
O risco é maior porque o caramelo forma uma crosta espessa e bastante dura, que exige força na mordida e ainda é altamente pegajosa, podendo aderir a superfícies e dispositivos bucais. Em caso de acidentes, a recomendação é procurar um dentista o quanto antes para avaliação e atendimento de urgência.
Consuma com segurança
Para evitar prejuízos ao sorriso, a dentista e especialista em harmonização facial Chris Furtado explica que a forma de consumir o doce faz toda a diferença.“O ideal é evitar morder diretamente o bombom. O mais seguro é usar uma faca para quebrar a casquinha em pedaços menores, que possam ser colocados com cuidado na boca e mastigados com os dentes de trás, os molares, que são mais fortes”, orienta.
Ela também recomenda uma alternativa ainda mais suave: deixar a casquinha dissolver na boca, reduzindo o risco de cortes e trincas no esmalte dentário.
Além do risco físico, há também o fator nutricional. A receita tem um alto teor de açúcar, o que pode agravar problemas bucais como as cáries. “A combinação entre biofilme dental e consumo frequente de açúcar e carboidratos fermentáveis leva à desmineralização dos dentes e favorece o surgimento de cáries”, explica Chris.
A orientação da especialista é escovar os dentes logo após consumir o doce, com atenção redobrada à limpeza interdental, já que o caramelo tende a grudar nos dentes e permanecer nas superfícies mais difíceis de limpar.
A estudante Flávia Machado utiliza aparelho dentário e sentiu uma grande dificuldade em comer o doce. "Grudou tudo. Quando fui ver, as borrachinhas soltaram e não conseguia tirar. Foi um Deus nos acuda!", contou.
Para os pacientes que utilizam facetas, próteses fixas ou removíveis e aparelhos ortodônticos, a dica da dentista é evitar alimentos duros e pegajosos como o morango do amor. Segundo o ela, dependendo do tipo de acidente, os danos podem ser graves. A recomendação é optar por receitas alternativas, com coberturas mais suaves ou versões do doce sem o caramelo tradicional.
*Com informações da Agência Brasil

